Chapada dos Veadeiros e Brasília

Estava com saudades do mato! Fazia um tempão que não botava o pé na trilha. Destino: Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, com uns dias em Brasília.


Vamos às informações:
Carro é fundamental, a não ser que tenham muito tempo e queriam fazer um retiro espiritual para encontrar extraterrestres na Chapada, sem falar que em Brasília tudo é longe e isolado.

A cidade de Brasília projetada por Lúcio Costa e muitas construções de Niemeyer é estranha, confesso que precisaria de mais tempo pra ter uma conclusão. O fato é que ela não agrega seus moradores. Tarefa difícil foi achar uma padaria e colocar os endereços no GPS. Tudo é longe e vazio, mas a beleza das curvas de Oscar faz a diferença, além da população acolhedora. Um detalhe que assusta é a distribuição de renda.
Passeios que destacamos: torre de TV; praça dos 3 poderes e prédios do governo (congresso, STF, planalto, ministérios); memorial JK; Santuário Dom Bosco; Pontão do Lago Sul, restaurante Bargaço; Região das mansões e embaixadas.

Chegada no aeroporto de BSB, carro alugado, 3 dias na cidade, e daí seguimos pra Chapada. 2 horas de estrada ruim, chegamos a AltoParaíso de Goiás.
A região ainda é bem rústica, sossego só, o que melhora a qualidade das cachoeiras e paisagens. Interessante é fazer base em Alto Paraíso ou São Jorge (vila onde fica a entrada do parque). As opções de trilhas são grandes, escolham conforme o número de dias na região – no mínimo 4 – e também com o funcionamento do Parque (se informe nos Centros de Atendimento ao Turista).
Ótimas pousadas servem a cidade, ficamos na das Cerejeiras Casa Rosa, com piscina, café da manhã bem servido e funcionários prestativos.
Localização acho irrelevante, porque, além do carro, os pontos de visitação são distantes, então sempre haverá um deslocamento considerável.
Dentro do parque há necessidade de se contratar guia (pode-se dividir em até 10 pessoas), porém, nas demais cachoeiras, em áreas privadas, basta pagar uma taxa e curtir.

Restaurantes: Oca Lila (vegetariano) e Avalon em Alto Paraíso, e a sensacional matula (feijoada do cerrado) do Rancho do Seu Waldomiro na estrada pra São Jorge, caso aguentem. Vejam a receita.

No mais, as dicas dos locais ajudam muito.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Angico Rubinéia

Caldas Novas é a terra de Cocoon?

Rota Romântica Alemanha