Porto
Ainda estou cansado, e não sei a razão. Saímos do Hotel só por volta das 11hs.
Caminhada sob chuva até Livraria Lello. Só a escada já vale a visita, coisa maluca, meio Gaudhi, meio Dalí (procure fotos).
Depois fomos até a Rua de Santa Catarina e vimos as lojas cheias de gente procurando presentes de Natal.
Entramos na FNAC e estava lotada, mas o legal mesmo foi o shopping Media Markt, com bom preço e uma imensidão de produtos. Jogos de PS3 por cerca de 2o euros!!!
Após a olhada no consumo dos locais, visitamos o Mercado do Bolhão, que chega perto do nosso Municipal, mas ainda arcaico. As vielas bem estreitas e com arquitetura própria. As vendedoras são bem velhinhas e falam alto, algo típico dos portugueses.
Ao sair a chuva já estava mais tranquila, e puxando as pernas, descemos as ladeiras até a Torre dos Cléricos, construída por volta de 1760 no estilo barroco. Bom local pras fotos aéreas da cidade.
Com a fome apertando, finalmente, paramos no restaurante "Filha da Mãe Preta" (Cais da Ribeira 39/40 - Porto, 4050-510) ao pé da Ponte Luis I, que leva a Vila Nova de Gaia.
Nada de bacalhau, hoje foi polvo com arroz e feijão vermelho, sem falar no vinho da casa "Porca de Murça" (no mercado tava € 2), enfim, restaurante com ótimo custo benefício, recomendo.
Nada de andar, estávamos quebrados. A solução foi pegar o funicular dos guindais (Batalha-Ribeira) até o ponto final do bonde linha 22 (só há 2 linhas na cidade, essa e a 18). Usem um ticket de 1h, serve para os dois transportes.
Esperamos um pouco até o elétrico chegar, detalhes das linha no site dos transportes. A surpresa ficou pelo Papai Noel que organizava o pessoal dentro do bonde... Uma figurassa!!!
Resistentes, ainda paramos no mercado ao lado do hotel pra comprar uma água e um pouco mais de sangue de cristo (um vinho verde alvarinho da vinha de alvaredo e um tinto d'avillez, douro, claro - os dois por 4 euros!!!!).
Acho que por hoje foi demais...zzzz
Comentários