Sax 4 Sax

Nosso estúdio móvel esteve no Sesc Ipiranga no dia 29 de maio pra conferir o show da Banda Sax Four Sax. 
Como diz o site, "O Sax4Sax é um grupo instrumental com um trabalho voltado inteiramente para a música brasileira e seus variados ritmos: Baiões, Frevos, Sambas, Maracatus, Choros e Afoxés. Através de sua formação instrumental, temas populares são executados por quatro saxofones e percuteria, com arranjos exclusivos para esta formação elaborado por seus próprios integrantes. O repertório inclui  obras consagradas de grandes compositores brasileiros como  Hermeto Pascoal , Toninho Horta, Noel Rosa , Tom Jobim entre outros, e ganham uma refinada sonoridade com a mescla destes timbres. Apenas quatro saxofones e percussão executando canções populares de um jeito diferente. Diferente na formação, na sonoridade, na interpretação e nos arranjos exclusivos.  Assim é o SaxFourSax. A formação é de Joca Araujo: Sax Tenor e Clarinete, Zeíto Martins: Sax Soprano e Alto, Chico Macedo:  Sax Barítono e Pícollo, Mauro Caselatto: Sax Alto e Flauta e Alexandre Biondi: Percuteria"
A inovação desse show ficou por conta da percuteria de Alexandre Biondi, que por sinal se encaixou muito bem no meio de tantos metais com caras de pé.
Logo nas primeiras músicas, ocorreu algo bem típico nos shows do S4S e nos palcos do SESC, crianças correndo, dançando e parando na frente do palco. Nunca entendemos os olhares atentos e inocentes dos pirralhos, que ficam hipnotizados com os detalhes do som. E claro que as palmas dos moleques no final de cada música, acreditem, agradaram os integrantes.
A platéia era seleta e acabou agregando aqueles que vieram passear no domingo e filar uma bóia no restaurante.
Mas vamos ao som.
O show começou com 'maracangalha' e 'a rã' e foi se embora nas melodias clássicas da música brasileira... a impressão era de que eles se divertiam, fazendo algo além dos respectivos trabalhos diários ligados à música.
Eis que no solo do sax barítono surge uma guitarra linda tocada pelo Mauro. Seria a novidade que esta equipe esperava? Se eles colocassem a guitarra em pé, no centro do palco, só pra mostrar mesmo, seria demais, talvez até um sexto elemento.
Dizem que o futuro projeto é chegar a uma BIG BAND, tocando 'jacob do bandolim' e 'jackson do pandeiro', será?
Outra inovação do quarteto foi a descida na platéia, cada um num canto, cercando a audiência. A impressão foi a de que a nossa equipe estava num hometheater 5.1 procurando as caixas... muito bom!
Está certo que o repertório poderia ser mais variado, saindo do set list dos anteriores shows, mas de qualquer forma eles continuam sendo profissionais que se divertem e fazem o que gostam, tirando o fino de seus saxofones em absoluta harmonia, e ainda retratam a música de uma maneira agradável e relaxante.
Segue o set list:
01 – MARACANGALHA (Dorival Caymmi)
02 – A Rà (João Donato)
03 - CHOVENDO NA ROSEIRA (Tom Jobim)
04 – SAMPA (Caetano Velloso)
05 – 1 X 0 (Pixinguinha)
06 – ASSANHADO (Jacob do Bandolin)
07 - CHORO BANDIDO (Edu Lobo)
08 - CONVERSA DE BOTEQUIM (Noel Rosa)
09 – TRILHOS URBANOS (Caetano Velloso)
10 - CHICLETE COM BANANA (Jackson do Pandeiro)
11 – CARINHOSO (Pixinguinha)
12 - FREVO EM MACEIO (Hermeto Paschoal)
13 – O CABRA (Mario Sève) apresentação antes do solo soprano (levada)
Bis - FREVO EM MACEIO
ESPERANDO NA JANELA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Caldas Novas é a terra de Cocoon?

Las Vegas

Rota Romântica Alemanha